


A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
A Unesco nasceu no dia 16 de novembro de 1945. Surgiu com o intuito de contribuir para a construção de uma CULTURA DA PAZ, para a ERRADICAÇÃO DA POBREZA, para o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL e para o DIÁLOGO INTERCULTURAL, por meio da educação, das ciências, da cultura e da comunicação e informação.
“Uma vez que as guerras se iniciam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que devem ser construídas as defesas da paz” - Constituição da UNESCO
http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001887/188700por.pdf
A Organização concentra-se, em particular, nestas duas prioridades globais:
1- África;
2- Igualdade de gênero.
E em vários objetivos primordiais:
-
Garantir educação de qualidade para todos e aprendizagem ao longo da vida;
-
Mobilizar conhecimento e política na área da ciência, a serviço do desenvolvimento sustentável;
-
Enfrentar os novos desafios sociais e éticos;
-
Promover a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a cultura da paz;
-
Defender a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa.
A UNESCO promove essas prioridades e objetivos, com base em uma plataforma fundamentada em resultados, a fim de garantir ajuda eficaz, obrigação de prestar contas e transparência.
A UNESCO ajuda os países em desenvolvimento a fortalecer suas capacidades em matéria de ciências, engenharia e tecnologia.
Em parceria com diversos organismos de financiamento, a UNESCO fornece dados, assessoria e assistência técnica para cooperar com os governos na formulação e na implementação de políticas eficazes em ciência e tecnologia.
Promove a busca e o fortalecimento das capacidades técnicas, visando à gestão racional dos recursos naturais, além da preparação para as catástrofes e a atenuação de seus efeitos.
Fortalece os sistemas nacionais e regionais de pesquisa e inovação, o desenvolvimento das competências, o recurso às tecnologias e a criação de redes na área das ciências.
Incentiva a elaboração e a implementação de políticas em matéria de ciências, tecnologias e inovação, a serviço do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.
Vincent Defourny, Diretor da UNESCO no Brasil, fala da ética e desenvolvimento sustentável da Unesco.
"Para recriarmos a História, precisamos conhecê-la. Para atingirmos a Paz, devemos merecê-la. A política da Paz é o único caminho para esse mundo novo se tornar real. " - Cris Gouvêa

